Endocrinologia Geriátrica e Medicina preventiva

O conceito de saúde como apenas ausência de doenças está perdendo espaço para a ideia de que a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social. Por isso, a medicina preventiva, que busca melhorar a qualidade de vida das pessoas, está crescendo no Brasil e no mundo.

Prevenir é essencial e se a prevenção for realizada de forma correta não será necessário tratar. Com o avanço da idade, é preciso compreender as necessidades particulares de cada indivíduo. Um tratamento bem-sucedido além do controle das doenças, visa preservar a autonomia e a independência.

Graças aos constantes avanços da medicina, a Endocrinologia geriátrica, junto a Medicina preventiva, oferece todo o cuidado necessário. Dr. Cláudio Ambrósio realiza um check-up de exames que serão essenciais para identificar possível necessidades. Com isso, propicia uma terapêutica com reflexos positivos na saúde e disposição. Contribuindo com a longevidade produtiva.

Mais do que tratar um doente, Dr. Cláudio Ambrósio tem como meta manter a saúde do paciente e evitar o desenvolvimento de doenças

. Sua atuação se dá em todos os níveis da prevenção. Isso envolve não só prevenir o surgimento de doenças em pessoas saudáveis, como também retardar o desenvolvimento de enfermidades já instaladas e minimizar suas complicações para o paciente.

A importância da medicina preventiva

A medicina preventiva é importante para melhorar e manter a qualidade de vida das pessoas, aumentando a disposição e evitando tratamentos mais agressivos no futuro. Ao focar na prevenção, trabalha-se para diminuir o uso futuro de medicamentos, evitar efeitos colaterais de medicações mais fortes, reduzir as chances de doenças decorrentes de complicações e muitos outros benefícios.

Para que a prevenção traga resultados positivos para os pacientes, o diagnóstico precoce é um dos elementos mais importantes. Com a realização de exames de saúde regulares, é possível detectar fatores de risco ainda nas fases iniciais, o que contribui para a redução de danos futuros.

Dessa forma, Dr. Cláudio Ambrósio pode realizar o acompanhamento do paciente e intervir para iniciar o tratamento a tempo de impedir seu desenvolvimento e/ ou minimizar os danos. Por isso, é importante que as pessoas entendam a importância de visitas regulares ao médico, mesmo que não apresentem nenhum sintoma.

As consultas de rotina ajudam a detectar sinais ou sintomas característicos que, dependendo do diagnóstico do médico, podem ser investigados mais a fundo. Com isso objetiva-se reduzir os gastos do sistema com medicamentos, internações e procedimentos de alta complexidade.