fbpx

Metabolismo e Endocrinologia

Metabolismo e Endocrinologia

O que é metabolismo?

O metabolismo é o conjunto de todas as reações que ocorrem no organismo para controlar os recursos materiais e energéticos, de forma a suprir as suas necessidades estruturais e energéticas.

Essas reações são catalisadas por diversas enzimas e têm como objetivos: obtenção de energia química; conversão das moléculas dos nutrientes em precursoras de macronutrientes, como aminoácidos, bases nitrogenadas, açúcares e ácidos graxos; produção de macromoléculas, como proteínas, ácidos nucleicos, polissacáridos e lipídios; síntese e degradação de biomoléculas especializadas.

Quais as funções do metabolismo?

Dentre as funções do metabolismo, podemos destacar a obtenção de energia. Existem dois grandes processos metabólicos, o catabolismo e o anabolismo.

O que é metabolismo lento e metabolismo rápido?

Metabolismo rápido

Seu metabolismo é considerado rápido quando você consegue fazer exercício físico, acumulando proteína. Ou, então, quando você come muito, mas mesmo assim consegue queimar as calorias excedentes e manter o peso.

Metabolismo lento

Seu metabolismo é considerado lento quando você começa a acumular muita molécula, não consegue degradar muito bem, demora a ter uma digestão legal, entre outros, e também quando você come pouco e não consegue queimar as calorias e acaba engordando.

Em que momento o metabolismo começa e quando ele termina?

Essa resposta vai ser um pouco impactante, mas esse processo começa quando você nasce e termina quando você morre. Você já tinha pensado nisso? Com o tempo, seu metabolismo pode sofrer variações – ficando mais rápido ou mais lento. Porém, ele nunca deixará de funcionar. Ele sempre estará ativo, formando uma série de reações bioquímicas para garantir que seu corpo continue vivo, saudável, respirando e com energia.

O que é Endocrinologia?

A Endocrinologia é o ramo da Medicina que cuida dos transtornos das glândulas endócrinas. Glândulas são órgãos que produzem substâncias as mais diversas, que vão auxiliar em várias funções do organismo. O organismo possui dois tipos de glândulas, as endócrinas (que secretam substâncias no sangue, substâncias essas conhecidas como hormônios) e as exócrinas (que secretam substâncias em cavidades internas ou no exterior do corpo). Hormônios são as substâncias que, secretadas no sangue, regulam o funcionamento de um ou mais órgãos do corpo, geralmente à distância da glândula que os produziu. Os hormônios controlam a reprodução, o metabolismo (“queima” dos alimentos e eliminação de resíduos), o crescimento e o desenvolvimento. Os hormônios também controlam a maneira pela qual você responde ao meio ambiente, e ajudam a regular a quantidade exata de energia e nutrientes que o seu corpo precisa para funcionar.

Que doenças a endocrinologia trata?

Os endocrinologistas são médicos especialmente treinados para reconhecer e tratar problemas hormonais, ajudando a restabelecer o equilíbrio natural dos hormônios no seu corpo. Alguns endocrinologistas também trabalham com pesquisa básica, para desvendar os segredos do funcionamento das glândulas, e desenvolvem novas medicações e tratamentos para os distúrbios hormonais. A pesquisa é importante para ajudá-los a aprender as melhores maneiras de tratar seus pacientes.

O campo de atuação do endocrinologista é extremamente vasto, visto que os hormônios regulam praticamente todas as funções orgânicas, e portanto, as alterações hormonais podem provocar doenças as mais variadas, envolvendo o organismo como um todo. Interessante notar que as descobertas científicas mais recentes mostram que praticamente todos os órgãos do corpo secretam algum tipo de hormônio. Até mesmo aqueles órgãos que se acreditava ter uma função única bem definida, tais como o coração, o estômago e o cérebro, secretam hormônios. Portanto, se levássemos ao pé da letra a afirmação de que a Endocrinologia trata dos órgãos que produzem hormônios, então concluiríamos que ela trata do organismo todo!

De uma forma resumida, as doenças mais frequentemente acompanhadas num consultório de Endocrinologia são as seguintes:  Diabetes  Doenças da Tireoide  Obesidade  Transtornos do Colesterol  Transtornos do Crescimento e da Puberdade, entre outras.
Open chat
Powered by